Esta publicação tem como objetivo oferecer a pais, professores, profissionais da saúde e da educação, interessados na aprendizagem infantil, um material que reúne atividades voltadas à promoção do desenvolvimento de competências cognitivo-linguísticas fundamentais para o sucesso do processo de aquisição da leitura e escrita e para a superação das dificuldades de aprendizagem.
159 atividades destinadas ao favorecimento do desenvolvimento cognitivo e linguístico de crianças em fase pré-escolar e no início do ciclo de alfabetização. As atividades são recomendadas crianças de 5 a 6 anos ou crianças mais velhas com alguma dificuldade de aprendizagem.
CADERNO DO APLICADOR: 44 propostas de atividades que não requerem outros recursos além da interação do(a) aplicador(a) com a criança, a partir de instruções e estímulos oralmente apresentados. São atividades que também podem ser respondidas oralmente pelas crianças, algumas exigindo apenas movimentos corporais.
CADERNO DA CRIANÇA: 115 propostas de atividades que deverão ser mediadas pelo(a) aplicador(a), mas que fazem uso de estímulos visuais impressos nas páginas do próprio caderno e que devem ser realizadas com a criança atuando diretamente sobre o material.
Algumas competências cognitivo-linguísticas abordadas: consciência fonêmica, morfológica, sintática e lexical identificação de palavras reais e pseudopalavras memória fonológica noção de letra, palavra e frase nomeação rápida de cores, dígitos, letras, números e objetos noções espaciais, temporais, numéricas classificação, seriação e correspondência termo a termo funções executivas envolvendo atenção, planejamento e controle das atividades processamento visual, englobando discriminação, análise e síntese, posição no espaço e manutenção de sequências.
- Editora:
- Phonics
- Autor:
- Jaime Zorzi, Angélica Galindo, Bianca Queiroga
- ISBN:
- 9788592534066
- Ano:
- 2017
- Edição:
- 1
- Acabamento:
- brochura