Apet Análise da Produção Escrita de Textos Questionário, Texto Narrativo e Texto Dissertativo-Argumentativo do 5º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio
A avaliação do discurso escrito tem a função de verificar o nível de independência, domínio e eficácia do aprendente com a palavra escrita. Alguns instrumentos de avaliação encontrados na literatura estrangeira favorecem uma busca pelo autocontrole dos processos cognitivos (metacognição), associados à composição escrita.
A avaliação deve refletir dois critérios:
- critérios relacionados com o processo consciência que o aprendente tem sobre as suas atividades mentais presentes na sua produção escrita
- critérios relacionados com o produto as características do texto (verificação das competências ortográfica, semântica-lexical, gramatical, textual e pragmática-discursiva).
Há, no entanto, poucas pesquisas brasileiras que investigam e avaliam a produção de textos, principalmente nas etapas de escolarização intermediárias.No sentido de preencher esta lacuna, desenvolvemos este material para a avaliação do discurso escrito que abrange desde o 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.
Boa leitura!
Sumário:
1. Introdução
2. Objetivo
3. Correção da APET
4. Apresentação do Material
5. Como utilizar a APET
6. Competências
Competência Ortográfica
Competência Semântica-Lexical
Competência textual
Competência Pragmática-Discursiva
7. Considerações Finais
8. Referências
Apresentação de Casos
Caso 1
Caso 2
Caso 3
Provas
5º Ano
6º Ano
7º Ano
8º Ano
9º Ano
1º Ano do Ensino Médio
2º Ano do Ensino Médio
3º Ano do Ensino Médio
- Editora:
- Pulso
- Autor:
- Lilian Kotujansky Forte, Marlene Lopes Scarpa e Regina Soga Kubota
- Ano:
- 2014
- Edição:
- 1
- Número de páginas:
- 128
- Acabamento:
- brochura