Habilidades Auditivas e Consciência Fonológica: da teoria à prática

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Esta obra completa é composta de um livro teórico-prático, 22 cartelas ilustradas e um CD contendo 41 faixas com estímulos sonoros para a realização de 101 exercícios para o trabalho com o processamento auditivo (central) e a consciência fonológica.As organizadoras e autoras Keila Alessandra Baraldi Knobel e Lilian Cristine Ribeiro Nascimento apresentam a obra ?Habilidades Auditivas e Consciência Fonológica: da teoria à prática?, partindo da necessidade do desenvolvimento de métodos mais objetivos para um trabalho fonoaudiológico voltado a questões sobre processamento auditivo (central) e consciência fonológica.

Portanto, esta obra destina-se à terapia fonoaudiológica quando na presença desses transtornos. O profissional da área contará com atividades que podem ser aplicadas tanto a crianças, como a adolescentes ou adultos, para o desenvolvimento efetivo de suas habilidades.

A obra completa é composta de um livro teórico-prático, 22 cartelas ilustradas e um CD contendo 41 faixas com estímulos sonoros para a realização de 101 exercícios para o trabalho com o processamento auditivo (central) e a consciência fonológica.

O livro apresenta as seguintes subdivisões: o Capítulo 1 refere-se à fundamentação e avaliação do processamento auditivo (central) o Capítulo 2 apresenta as abordagens terapêuticas que podem ser utilizadas nos casos de transtornos do processamento auditivo (central) o Capítulo 3 aborda questões sobre consciência fonológica e o Capítulo 4 mostra a forma de utilização do CD, das cartelas ilustradas e de como aplicar esses exercícios. Traz ainda um quadro informativo sobre quais habilidades específicas serão trabalhadas em cada exercício.

As cartelas ilustradas servem de apoio para a realização dos exercícios propostos no livro e no CD.

O CD contém gravações para a realização das atividades propostas: 41 faixas com sons não-verbais (animais, instrumentos, sons do corpo e da natureza) e sons verbais (palavras, frases, histórias, canções, parlendas etc.) para uso clínico, ou em atividades que os pais possam realizar em casa com os filhos, sob a orientação de um fonoaudiólogo.

Sumário

Parte I

Introdução

Teórica

Capítulo 1

Processamento auditivo (central): fundamentos e avaliação

Capítulo 2

Abordagens terapêuticas para os transtornos do processamento auditivo (central)

Capítulo 3

Consciência fonológica

Parte II

Prática

Capítulo 4

Utilização do CD e aplicação dos exercícios

Faixas do CD

Faixa 1: sons do dia-a-dia correspondentes à cartela ilustrada 1 que acompanha esta obra.

Faixa 2: sons de animais correspondentes à cartela ilustrada 2 que acompanha esta obra.

Faixa 3: sons de instrumentos musicais correspondentes à cartela ilustrada 3 que acompanha esta obra.

Faixa 4: sons do corpo humano correspondentes à cartela ilustrada 4 que acompanha esta obra.

Faixa 5: sons para padrão de intensidade correspondentes à cartela ilustrada 5 que acompanha esta obra.

Faixa 6: sons para padrão de duração correspondentes à cartela ilustrada 6 que acompanha esta obra.

Faixa 7: sons para padrão de duração (sequências) correspondentes à cartela ilustrada 6 que acompanha esta obra.

Faixa 8: sons para padrão de freqüência correspondentes à cartela ilustrada 7 que acompanha esta obra.

Faixa 9: sons para padrão de freqüência (sequências) correspondentes à cartela ilustrada 7 que acompanha esta obra.

Faixa 10: sons de ruídos (white noise).

Faixa 11: sons de tons puros.

Faixa 12: sons de tons puros e ruídos (white noise).

Faixa 13: sons de voz com diferentes entonações correspondentes à cartela ilustrada 8 que acompanha esta obra.

Faixa 14: sons de sílabas (dez seqüências de três sílabas).

Faixa 15: sons de numerais (dez seqüências de cinco números).

Faixa 16: sons de palavras trissílabas correspondentes às cartelas ilustradas 9 a 16 que acompanham esta obra.

Faixa 17: sons de palavras dissílabas correspondentes às cartelas ilustradas 17 a 20 que acompanham esta obra.

Faixa 18: sons de palavras soltas para formação de frases e história.

Faixa 19: sons correspondentes a trava-línguas.

Faixa 20: som correspondente a parlenda.

Faixa 21: música? Fui ao mercado?, correspondente à cartela ilustrada 21 que acompanha esta obra.

Faixa 22: fábula ? O leão e o ratinho?, correspondente à cartela ilustrada 22 que acompanha esta obra.

Faixa 23: sons de palavras.

Faixa 24: som de frases.

Faixa 25: sons de ordens.

Faixa 26: sons de ordens.

Faixa 27: sons de frases.

Faixa 28: som referente à história ?Lição de casa?.

Faixa 29: som referente à história ?Germe de aniversário?.

Faixa 30: som referente à história ?Mulheres que falam com os pés (e correm em cima dos saltos)?.

Faixa 31: sons de trecho de história ?As luas de Luísa? (com reverberação).

Faixa 32: sons de trecho de história ?Conversa fiada? (narrador conta história falando rápido).

Faixa 33: som de trecho de história (fala com ruído competitivo típico de sala de aula).

Faixa 34: som de trecho de história (fala com ruído competitivo típico de sala de aula).

Faixa 35: som de trecho de história (fala com ruído competitivo típico de sala de aula).

Faixa 36: sons de pares de palavras.

Faixa 37: som de lista de sentenças.

Faixa 38: som de lista de sentenças.

Faixa 39: som de lista de sentenças

Faixa 40: faixa de ruído (white noise)

Faixa 41: faixa de ruìdo (típico de sala de aula) 

  • Editora:
  • Pro-Fono
  • Autor:
  • Knobel
  • Ano:
  • 2009
  • Edição:
  • 1
  • Número de páginas:
  • 118
  • Acabamento:
  • Brochura