PROC - Protocolo de Observação Comportamental
Crianças pequenas não falam e não compreendem a linguagem como os adultos, ou mesmo como as crianças mais velhas. Por estarem em processo de desenvolvimento, sua linguagem apresenta uma série de características peculiares que podem , muitas vezes, ser interpretadas como alteração. Embora existam diversos procedimentos para avaliação de crianças pequenas em âmbito mundial, não há como negar que existem poucos recursos clínicos à disposição dos fonoaudiólogos brasileiros, especialmente tratando-se de crianças até 4 anos (48 meses). Neste sentido, estamos apresentando um Protocolo de Observação Comportamental (PROC) para a avaliação do desenvolvimento comunicativo e cognitivo infantil.
SUMÁRIO
Capítulo 1 - Procedimentos de avaliação de linguagem em crianças pequenas
Capítulo 2 - Habilidades comunicativas e lingüísticas. A origem das habilidades conversacionais e da comunicação intencional
Capítulo 3 - Desenvolvimento cognitivo e a constituição da função simbólica
Capítulo 4 - Desenvolvimento normal da linguagem e de aspectos cognitivos ligados ao simbolismo
Capítulo 5 - Análise de casos clínicos
Anexo
Referência bibliográficas
- Editora:
- Pulso
- Autor:
- Zorzi/Hage
- Ano:
- 2004
- Edição:
- 1
- Número de páginas:
- 93
- Acabamento:
- Brochura