Prolec - Provas de Avaliação de Processos de Leitura

R$323,50

5x de R$64,70
Entregas para o CEP:

Meios de envio

O PROLEC - Provas de Avaliação dos Processos de Leitura é o teste mais utilizado por fonoaudiólogos, psicólogos e professores em países de língua hispânica, na avaliação de crianças disléxicas e, é igualmente empregado nas investigações científicas sobre dificuldades de aprendizagem como demonstram as numerosas vezes em que aparece citado nas publicações sobre esse tema.

Diante do sucesso desse instrumento desenvolvido por Fernando Cuetos, Blanca Rodrigues e Elvira Ruano, na versão original em espanhol, as pesquisadoras brasileiras Simone Aparecida Capellini e Adriana Marques de Oliveira, em parceria com Fernando Cuetos, adaptaram a ferramenta para uso no Brasil, com o objetivo de oferecer uma ferramenta capaz de identificar as dificuldades que interferem no processo de desenvolvimento da leitura, atuando como um guia para orientar programas de recuperação. O processo da aquisição e desenvolvimento da leitura é um dos proncipais pontos da aprendizagem, senão, o mais importante, pois a leitura figura como o àpice do desenvolvimento humano no que diz respeito à socialização, profissionalização, desenvolvimento intelectual e lazer.

Por estas e outras razões os processos de leituras passaram a ser estudados com mais afinco ao longo das últimas décadas, pois as razões que interferem no desenvolvimento positivo da leitura são diversas, podendo estar associadas a problemas congênitos ou adquiridos.

SUMÁRIO 1 -

INTRODUÇÃO 2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: PROCESSOS COGNITIVOS QUE INTERVÊM NA LEITURA

2.1 Processos de Identificação de letras

2.2 Processos léxicos

3 - DESCRIÇÃO DA PROVAS

3.1 Ficha técnica

3.2 Objetivo

3.3 Estrutura

4 - NORMAS GERAIS DE APLICAÇÃO

5 - NORMAS DE PONTUAÇÃO

6 - JUSTIFICATIVA ESTATÍSTICA

6.1 Amostra do Estudo

6.2 Análise estatística

6.3 Análise qualitativa

7 - NORMAS DE INTERPRETAÇÃO

7.1 Nome ou som das letras

7.2 Igual-diferente

7.3 Decisão lexical

7.4 Leitura de palavras

7.5 Leitura de Pseudopalavras

7.6 Leitura de palavras e pseudopalavras

7.7 Estruturas Gramaticais

7.8 Sinais de pontação

7.9 Compreensão de orações

7.10 Compreensão de textos

8 - ORIENTAÇÕES PARA A RECUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA

8.1 Recuperação dos processos de Identificação de Letras

8.2 Recuperação dos processos léxicos

8.3 Recuperação dos processos sintáticos

8.4 Recuperação dos processos semânticos

9- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE OS AUTORES

  • Editora:
  • Casa do Psicologo (PEARSON) - te
  • Autor:
  • Capellini
  • Ano:
  • 2014
  • Edição:
  • 3
  • Número de páginas:
  • 10
  • Acabamento:
  • Brochura