Tópicos em Transtornos de Aprendizagem - parte I
"A organização de um livro exige muito dos editores, ainda mais se a proposta de organização de uma obra está baseada não apenas em questões teóricas, mas na associação de questões teóricas e práticas extraídas da vivência dos autores no atendimento de escolares que apresentam problemas de fala, linguagem e aprendizagem.
Por isso, esta obra organizada com 13 capítulos, tem por objetivo apresentar ao leitor textos que abordam questões avaliativas e interventivas com as manifestações de fala, linguagem e aprendizagem de escolares que apresentam transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, dislexia, distúrbio e dificuldades de aprendizagem, contribuindo assim, para que os profissionais da área da saúde e da educação ampliem os seus saberes na atuação clínica e educacional com estas populações.
Esperamos que todos os leitores aprendam muito com esta obra, pois a mesma está constituída de textos que transmitem as observações e as pesquisas, frutos de uma dedicada experiência dos autores nas áreas da fluência, linguagem e aprendizagem. Boa leitura!
Sumário
Cap.1 Alterações de linguagem na infância: algumas implicações do ambiente escolar
Cap.2 Fluência e seus distúrbios
Cap.3 Relação linguagem escrita, fonologia e problemas de aprendizagem
Cap.4 Alterações dos processos fonológicos na fala e na escrita de escolares com dislexia
Cap.5 Avaliação e intervenção com a habilidade auditiva nos transtornos de aprendizagem
Cap.6 Avaliação e intervenção com a habilidade visomotora em escolares com dislexia e distúrbio de aprendizagem
Cap.7 Intervenção precoce em escolares de risco para dislexia
Cap.8 Intervenção para escolares com dificuldade de aprendizagem
Cap.9 Avaliação das habilidades fonológicas por meio das habilidades musicais
Cap.10 A música como ferramenta de rastreamento de crianças com risco de dislexia e potencial ferramenta auxiliar de intervenção
Cap.11 Discalculia do desenvolvimento: teoria, pesquisa e clínica
Cap.12 Problemas de comportamento e aprendizagem em escolares com superdotação acadêmica
Cap.13 Manejo da criança com transtorno de aprendizagem em sala de aula
- Editora:
- Pulso
- Autor:
- Capellini
- Ano:
- 2011
- Edição:
- 1
- Número de páginas:
- 176
- Acabamento:
- Brochura