A Corrida das Palavras

Phonics

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Sílabas - Fonemas - Rimas - Letras - Sinônimos - Antônimos - Categorização - Semântica -

Brincando também se aprende

De forma dinâmica e divertida, estes jogos conduzem a experiências fundamentais no mundo da linguagem oral e escrita. O objetivo, por um lado, é o de desenvolver uma postura reflexiva e consciente focada na estrutura sonora das palavras (sílabas, fonemas e rimas) e no conhecimento ortográfico, para os participantes já alfabetizados. Por outro lado, o jogo também dirige a atividade cognitiva dos jogadores para o universo semântico da linguagem, com foco em sinônimos, antônimos e no relacionamento entre conceitos de mesma categoria.

Você está recebendo:

1 tabuleiro e 8 versões de jogos:

2 jogos envolvendo sílabas

1 jogo envolvendo fonemas

1 jogo envolvendo rimas

1 jogo envolvendo sinônimos e antônimos

1 jogo envolvendo categorização semântica de palavras

2 jogos envolvendo letras e palavras escritas

Regras Gerais

O tabuleiro será sempre o mesmo, com variação das tarefas que cada versão de jogo propõe.

Deve ser selecionada uma versão de jogo de cada vez e observada a série de tarefas que ele contém.

Cada jogador escolhe um pino da cor de sua preferência, colocando-o no ponto de partida.

Cada participante joga o dado, observa o número sorteado, e anda o mesmo tanto de casas no tabuleiro.

Por exemplo, se foi tirado o número 4, caminha 4 casas e verifica o número da casa em que o pino está parado. 

A numeração do tabuleiro vai de 1 a 30.

Em cada casa numerada há uma instrução para o cumprimento de determinada tarefa.

Leia a instrução na cartela correspondente ao jogo que está sendo realizado.

Caso o jogador não consiga responder adequadamente à proposta, ele perderá uma jogada.

As respostas, dos jogos 1 a 6, podem ser dadas oralmente ou por escrito, dependendo da possibilidade de cada jogador.

As respostas dos jogos 7 e 8 requerem conhecimento da escrita das palavras.

Os jogadores alternam as jogadas, seguindo as instruções de cada uma das casas onde param.

Os jogadores não podem repetir as mesmas palavras dos demais.

Vence o jogo quem conseguir alcançar primeiro o ponto de chegada.

Dicas importantes

Recomenda-se que o adulto sempre faça a leitura das tarefas a serem realizadas pelos jogadores e também que controle as respostas.

O adulto pode dar dicas para facilitar as respostas, sempre considerando o grau de dificuldade de cada criança.

Dê opções de respostas em caso de dúvidas. O importante é que as crianças se sintam capazes e motivadas para jogar.

A instrução, dos jogos de 1 a 4, se refere a sons (sílabas, rimas ou fonemas), e não a letras.

Deve ficar claro que é para pronunciar palavra que comece, por exemplo, com a sílaba /pa/ (ou seja, o som /pa/), sem fazer referência a letras.

Nos jogos de 1 a 6, quando a criança já tem um nível alfabético de escrita, pode-se pedir que escreva as palavras, depois de tê-las pronunciado.

As versões 7 e 8, as quais falam em letras, só se aplicam a quem já está alfabetizado.

Os jogos de 1 a 4 envolvem sons que podem ter mais do que uma letra para escrever.

Desta forma, quando pedimos para a criança descobrir (e pronunciar) uma palavra que comece com /cha/, por exemplo, estamos nos referindo ao som que encontramos em palavras como chapéu e xale.

Portanto, mais do que uma resposta pode ser válida

Vamos entender os símbolos, conforme destacados com * nas instruções:/k/* representa som que pode ser escrito com c, qu ou k.

Exemplo: casa, querida e Karin./ch/* representa som que pode ser escrito com ch ou x .

Exemplo: chato e xícara./j/* representa som que pode ser escrito com j ou g.

Exemplo: jato e gelo./s/* representa som que pode ser escrito com s ou c.

Exemplo: sino e cedo./g/ representa o som presente em ga, gue, gui, go e gu.

Exemplo: gato e guitarra./R/ representa o som presente em ra, re, ri, ro e ru em posição inicial de palavra.

Exemplo: rato e roda. 

  • Editora:
  • Phonics
  • Autor:
  • Dr. Jaime Zorzi
  • Ano:
  • 2018
  • Edição:
  • 1