A produção de textos nas séries iniciais
Os profissionais da educação infantil e do ensino fundamental sabem o quanto é importante uma base bem constituída, no que se refere ao desenvolvimento da leitura e da escrita. Assim, este livro é uma ferramenta essencial para esses professores, atuantes em salas de aulas. Professores que estão ávidos por materiais que possam apontar caminhos, propor práticas e dar direcionamentos mais substanciais. Eis aqui um material com esta proposta: possibilitar aos professores que trabalham com produção de textos, desenvolvimento da escrita e com dificuldades de aprendizagem da escrita e com dificuldades de aprendizagem da escrita, uma série de encaminhamentos práticos, sistêmicos e conscientes, objetivando o sucesso dessas ações.
Além da importante base teórica o autor apresenta 46 propostas práticas que irão auxiliar o professor em seu cotidiano, contribuindo para o melhor desempenho de seus alunos, afinal...
ESCREVER É LER O MUNDO COM A PONTA DO LÁPIS?
Geraldo Peçanha de Almeida
Sumário
Capítulo I -
O desenvolvimento da escrita na infância
Desenvolvimento as competências da escrita nas séries iniciais
A formação de alunos-escritores e suas características
Alfabetização: o início da formação do arquiteto textual
Alfabetização: apropriação de muitas linguagens
Alfabetização: pensando nos textos do dia-a-dia
Observações importantes do trabalho com textos na alfabetização
Os níveis da absorção da escrita
Capítulo II
Propostas para práticas de formação de alunos produtores de textos em salas de alfabetização
Como entender estas propostas?
Os símbolos
As embalagens
Caixa mágica
Listas
A reestruturação de textos dos alunos do ensino fundamental
As competências da escrita em cada uma das séries iniciais do ensino fundamental
As características para serem exploradas e trabalhadas no desenvolvimento de um texto, independentemente da série em que o aluno se encontra no ensino fundamental
O que constitui cada um dos elencos
Estrutura
Paragrafação
Pontuação
A história a ser contada
Vocabulário
Criatividade
Adequação
Capítulo III
A aplicabilidade do trabalho com gêneros do discurso na educação infantil e nas séries iniciais
O trabalho de produção de textos a partir dos conceitos de gêneros
Gêneros da ordem narrar
Gêneros da ordem relatar
Gêneros da ordem de argumentar
Gêneros da ordem de expor
Gêneros da ordem do instituir ou do prescrever
Capítulo IV
Propostas para práticas de formação de alunos produtores de textos nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir dos gêneros
Proposta ? Adivinhas
Proposta ? Artigos
Proposta ? Autobiografia
Proposta ? Aviso
Proposta ? Biografia
Proposta ? Solicitação
Proposta ? Bula
Proposta ? Carta
Proposta ? Reclamação
Proposta ? Conferência
Proposta ? Constituição
Proposta ? Estatuto
Proposta ? Contrato
Proposta ? Conto de fadas
Um espinho de marfim
Proposta ? Convocação
Proposta ? Cordel
Proposta ? Crônica
Proposta ? Lenda
Proposta ? Debate
Proposta ? Diálogo
Proposta ? Diário
Proposta ? Editorial
Proposta ? Instrução
Proposta ? Manifesto
Proposta ? Narrativa
Proposta ? Romance
Proposta ? Notícia
Proposta ? Reportagem
Proposta ? Piada
Proposta ? Receita
Proposta ? Regimento, regras, regulamento
Proposta ? Relato histórico
Proposta ? Inventário
Proposta ? Relato de viagem
Proposta ? Resumo e resenha
Proposta ? Testemunho
Proposta ? Texto
Proposta ? Verbete
Capítulo V
Práticas de percepção e produção de textos diversos
Proposta ? Dominó
Proposta ? Encontre a narrativa
Proposta ? Encaixe e desencaixe
Proposta ? Diálogo
Proposta ? Improvisação
Proposta ? Redefinindo utilidades
Proposta ? Conversa ao telefone
Proposta ? Álbum de sementes
Capítulo VI
Pensando no trabalho com leitura na escola
O conceito de leitura na sociedade moderna
O letramento- primeira base para o desenvolvimento das leituras
Da decodificação à desconstrução- os porquês da leitura
- Editora:
- Cortez Editora
- Autor:
- Peçanha
- Ano:
- 2009
- Edição:
- 5
- Número de páginas:
- 154
- Acabamento:
- Brochura