A produção de textos nas séries iniciais

Cortez Editora

R$40,00

2x de R$20,00 sem juros
Entregas para o CEP:

Meios de envio

Os profissionais da educação infantil e do ensino fundamental sabem o quanto é importante uma base bem constituída, no que se refere ao desenvolvimento da leitura e da escrita. Assim, este livro é uma ferramenta essencial para esses professores, atuantes em salas de aulas. Professores que estão ávidos por materiais que possam apontar caminhos, propor práticas e dar direcionamentos mais substanciais. Eis aqui um material com esta proposta: possibilitar aos professores que trabalham com produção de textos, desenvolvimento da escrita e com dificuldades de aprendizagem da escrita e com dificuldades de aprendizagem da escrita, uma série de encaminhamentos práticos, sistêmicos e conscientes, objetivando o sucesso dessas ações.

Além da importante base teórica o autor apresenta 46 propostas práticas que irão auxiliar o professor em seu cotidiano, contribuindo para o melhor desempenho de seus alunos, afinal...

ESCREVER É LER O MUNDO COM A PONTA DO LÁPIS?

Geraldo Peçanha de Almeida

Sumário

Capítulo I -

O desenvolvimento da escrita na infância

Desenvolvimento as competências da escrita nas séries iniciais

A formação de alunos-escritores e suas características

Alfabetização: o início da formação do arquiteto textual

Alfabetização: apropriação de muitas linguagens

Alfabetização: pensando nos textos do dia-a-dia

Observações importantes do trabalho com textos na alfabetização

Os níveis da absorção da escrita

Capítulo II

Propostas para práticas de formação de alunos produtores de textos em salas de alfabetização

Como entender estas propostas?

Os símbolos

As embalagens

Caixa mágica

Listas

A reestruturação de textos dos alunos do ensino fundamental

As competências da escrita em cada uma das séries iniciais do ensino fundamental

As características para serem exploradas e trabalhadas no desenvolvimento de um texto, independentemente da série em que o aluno se encontra no ensino fundamental

O que constitui cada um dos elencos

Estrutura

Paragrafação

Pontuação

A história a ser contada

Vocabulário

Criatividade

Adequação

Capítulo III

A aplicabilidade do trabalho com gêneros do discurso na educação infantil e nas séries iniciais

O trabalho de produção de textos a partir dos conceitos de gêneros

Gêneros da ordem narrar

Gêneros da ordem relatar

Gêneros da ordem de argumentar

Gêneros da ordem de expor

Gêneros da ordem do instituir ou do prescrever

Capítulo IV

Propostas para práticas de formação de alunos produtores de textos nas séries iniciais do ensino fundamental, a partir dos gêneros

Proposta ? Adivinhas

Proposta ? Artigos

Proposta ? Autobiografia

Proposta ? Aviso

Proposta ? Biografia

Proposta ? Solicitação

Proposta ? Bula

Proposta ? Carta

Proposta ? Reclamação

Proposta ? Conferência

Proposta ? Constituição

Proposta ? Estatuto

Proposta ? Contrato

Proposta ? Conto de fadas

Um espinho de marfim

Proposta ? Convocação

Proposta ? Cordel

Proposta ? Crônica

Proposta ? Lenda

Proposta ? Debate

Proposta ? Diálogo

Proposta ? Diário

Proposta ? Editorial

Proposta ? Instrução

Proposta ? Manifesto

Proposta ? Narrativa

Proposta ? Romance

Proposta ? Notícia

Proposta ? Reportagem

Proposta ? Piada

Proposta ? Receita

Proposta ? Regimento, regras, regulamento

Proposta ? Relato histórico

Proposta ? Inventário

Proposta ? Relato de viagem

Proposta ? Resumo e resenha

Proposta ? Testemunho

Proposta ? Texto

Proposta ? Verbete

Capítulo V

Práticas de percepção e produção de textos diversos

Proposta ? Dominó

Proposta ? Encontre a narrativa

Proposta ? Encaixe e desencaixe

Proposta ? Diálogo

Proposta ? Improvisação

Proposta ? Redefinindo utilidades

Proposta ? Conversa ao telefone

Proposta ? Álbum de sementes

Capítulo VI

Pensando no trabalho com leitura na escola

O conceito de leitura na sociedade moderna

O letramento- primeira base para o desenvolvimento das leituras

Da decodificação à desconstrução- os porquês da leitura

  • Editora:
  • Cortez Editora
  • Autor:
  • Peçanha
  • Ano:
  • 2009
  • Edição:
  • 5
  • Número de páginas:
  • 154
  • Acabamento:
  • Brochura