Oferta

Estratégias de Ajuda a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem

R$117,00

R$82,00

30% OFF
4x de R$20,50 sem juros
Entregas para o CEP:

Meios de envio

Os alunos com dificuldades de aprendizagem geralmente fracassam na escola por não saberem utilizar seus recursos intelectuais ou cognitivos de maneira eficiente. Aqueles que conhecem as estratégias disponíveis e que são capazes de avaliar sua eficácia dispõem de uma vantagem determinante sobre os que persistem em utilizar procedimentos inadequados.

O desafio desta obra é apresentar aos profissionais envolvidos na aprendizagem – professores, supervisores pedagógicos, orientadores educacionais, psicólogos escolares, psicopedagogos – uma abordagem estratégica de ajuda pedagógica com base nos conhecimentos atuais em psicopedagogia cognitiva. Esses conhecimentos ajudam a
compreender, por exemplo, como estudar de forma eficaz, preparar-se para exames, resolver problemas de matemática e ler e compreender textos difíceis.

A abordagem cognitiva proposta neste livro é uma das mais fecundas no acompanhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem e possibilita aos alunos melhorarem seu desempenho escolar, dando a eles as chaves para o êxito acadêmico.


Sumário

Prefácio

Capítulo 1. Introdução

PARTE I
Fundamentos Teóricos
Capítulo 2. Por que propor uma abordagem cognitiva de remediação?

Capítulo 3. Noções teóricas de base: cognição e metacognição para os neófi tos

Capítulo 4. Manutenção das aprendizagens

Capítulo 5. Transferência e generalização das aprendizagens

Capítulo 6. Avaliação dos processos cognitivos e metacognitivos

Capítulo 7. A aprendizagem e o ensino de estratégias

PARTE II
Procedimentos Remediativos
Capítulo 8. Programas de educação cognitiva

Capítulo 9. O Programa de Aprendizagem Cognitiva Escolar Mediada (PACEM)

Capítulo 10. Ajuda estratégica em leitura

Capítulo 11. Ajuda estratégica em escrita

Capítulo 12. Ajuda estratégica em matemática

Capítulo 13. Conclusão

Referências
Anexos