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Prova de Consciência Sintática (PCS)

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Este livro oferece a versão original da Prova de Consciência Sintática (PCS) validada e normatizada para avaliar a habilidade metassintática de escolares de 1a. a 4a. séries do Ensino Fundamental.

A Prova de Consciência Sintática (PCS) constitui instrumento seguro para avaliar as competências do escolar no contexto da metassintaxe, e é parte do programa de pesquisa e desenvolvimento de instrumentos de avaliação e intervenção em desenvolvimento e distúrbios de linguagem oral, escrita e de sinais que objetiva identificar os componentes de diferentes métodos de ensino mais criticamente eficazes para desenvolver as competências metalingüísticas tão essenciais ao rendimento escolar.

O professor conta, agora, com mais um instrumento valiosíssimo para transformar efetiva e eficazmente a sua prática pedagógica, neste caso conhecendo as habilidades metassintáticas de cada aluno e, partir daí, refletindo sobre a melhor forma de intervir e implementando práticas com resultados que podem ser de fato benéficos.

Sumário

Apresentação: Avaliação de habilidades metalingüísticas> Da metafonologia à metassintaxe

Capítulo 1: Avaliando a habilidade metassintática por meio da Prova de Consciência Sintática

A Prova de Consciência Sintática (PCS) - Julgamento gramatical, Correção gramatical, Correção gramatical de frases com incorreções gramatical e semântica, Categorização de palavras.

Estudo Piloto - Perspectiva geral, Objetivo, Método, Resultados.

Capítulo 2: Normatização preliminar da PCS

Estudo de validação e normatização da PCS - Método Resultados (PCS: Validade discriminativa de série escolar e idade - PCS: Estudo preliminar de normatização para 1ª a 4ª séries)

Capítulo 3: Validação da PCS

Estudo de validação da PCS - Método Resultados (Estrutura interna da PCS - Análise da validade da PCS por correlação entre pontuação geral na PCS e nos outros testes: Correlação entre a consciência sintática e a consciência fonológica e habilidades de leitura - Análise das correlações entre a pontuação geral em outros testes e a pontuação em cada subteste da PCS.)

Capítulo 4: PCS: Normatização por série escolar com 622 estudantes de 1ª a 4ª séries do ensino público

Estudo de normatização com amostra das duas escolas públicas municipais de Santos e Capão Redondo - Método Resultados

Referências Bibliográficas

  • Editora:
  • Memnon
  • Autor:
  • Capovilla
  • Ano:
  • 2006
  • Edição:
  • 1
  • Número de páginas:
  • 75
  • Acabamento:
  • Brochura