Oferta

Teste de competência de leitura de palavras e pseudopalavras

R$51,50

R$46,00

11% OFF
5x de R$9,20
Entregas para o CEP:

Meios de envio

O TCLPP é instrumento psicométrico e neuropsicológico cognitivo para avaliar a competência de leitura silenciosa de palavras isoladas, e servir de coadjuvante para diagnóstico diferencial de distúrbios de aquisição de leitura.  Este manual traz a normatização e validação do teste para o Ensino Fundamental. As tabelas de normatização permitem avaliar o grau de desvio entre o padrão de leitura da criança e o padrão de leitura normal de seu grupo de referência, de acordo com o nível de escolaridade permitindo identificar a zona de desenvolvimento proximal. O TCLPP permite interpretar os dados do padrão de leitura específico apresentado pela criança quanto ao modelo do desenvolvimento de leitura e escrita, e inferir o estágio de desenvolvimento (logográfico, alfabético, ortográfico) em que ela se encontra e as estratégias de leitura (ideovisual ou logográfica, perilexical ou fonológica, lexical) prevalecentes. Fornece visão integrada e aprofundada do grau de desenvolvimento e preservação dos diferentes mecanismos, rotas e estratégias envolvidos na leitura competente, para lançar luz sobre a natureza da dificuldade específica. Para isso, compara o desempenho sob diferentes tipos de itens psicolinguísticos, como palavras e pseudopalavras, e em diferentes associações com figuras. O processamento cognitivo desse material psicolinguístico requer diferentes competências, como a estratégia ideovisual ou logográfica, a estratégia fonológica ou perilexical, e a estratégia lexical, que se desenvolvem nas etapas logográfica, alfabética e ortográfica, respectivamente.

Editora: Memnon

Autor(a): 

Alessandra Gotuzo Seabra e Fernando C. Capovilla

Edição/Ano: 1/2010

Páginas: 83

Acabamento: brochura