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Manual Papaterra Escolas - Nível II

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Exercícios que ensinam a pensar Ensinar a pensar é a proposta da fonoaudióloga paulista Fernanda Papaterra Limongi, autora dos MANUAIS PAPATERRA - ESCOLAS - livros de exercicios que treinam habilidades cognitivas.

Baseados em estudos de Neurociências, estes manuais apresentam todos os tipos de desafios, dos mais simples aos mais complexos.Estimulam o raciocínio lógico, a compreensão, a expressão, a memória, a percpeção, a atenção e a criatividade, possibilitando ao aluno uma maior destreza mental. Crianças que os utilizam ficam mais espertas e aprendem a pensar de modo mais efetivo.

A coleção Manuais Papaterra-Escolas compreende quatro livros em ordem crescente de dificuldade, apresentando cada um dos níveis (1,2,3 e 4) grande variedades de exercícios.

O nível 1 pode ser indicado para criança a partir do Segundo Ano do ensino fundamental, o Nível 2 para crianças do Terceiro Ano, o Nível 3 para alunos do quarto e o nível 4 para o quinto ano ou conforme a orientação da escola.

O professor encontrará neste material, exclente fonte de estimulção da linguagem oral e escrita, que pode ser utilizado como auxiliar em seus objetivos pedagógicos.

SUMARIO

AOS PAIS E PROFESSORES

PALAVRAS, PALAVRAS, PALAVRAS

1. Completando palavras

1.1 Completar com a mesma letra

1.2 Completar cada palavra colocando a letra que falta no espaço

1.3 A mesma letra está faltando (I)

1.4 A mesma letra está faltando (II)

1.5 Completar cada palavra colocando

1.6 Completar palavras para formar nome própio

1.7 Completar palavras para formar nomes de animais

1.8 Preencha os espaços para completar as palavras

1.9 Completar as palavras

1.10 Preencha os espaços para completar as palavras

1.11 Completar com a mesma letra inicial e final

1.12 Completar com duas consoantes iguais

1.13 Completar cada palavra com duas vogais iguais

1.14 Preencher os espaços para completar as palavras

2. Formação de palavras

2.1 Coloque uma destas palavras nos espaços para formar novas palavras

2.2 Complete os espaços com as letras que formam nomes

2.3 Complete os espaços com as letras que formam palavras

2.4 Inserindo letras

2.5 Inserindo terminações

2.6 Completar os espaços das palavras

2.7 Formar palavras juntando dois grupos de letras

2.8 Combinar cada grupo de letra formar uma palavra

2.9 Acrescentar uma letra para formar palavras

2.10 Acrescentar duas letras para formar palavras

2.11 Formando palavras a partir de pistas

2.12 Formando palvras a partir de descrições

2.13 Mishmash

3.Palavras disfarçadas

4.Vocabulário

4.1 Citar pelo menos dois significados para cada palavra

4.2 Fazer frases com cada palavra

4.3 Mútiplos significados

5.Palavras imbriacadas

6.Completar com as palavras I

7.Completar com as palavras II

8.Opostos

9.Completando sentenças

RECONHECIMENTO VISUAL

1.Ortografia

1.1 Há três palavras em cada linha

1.2 A mesma palavra está escrita de 3 maneiras diferentes

2.Inserção de dígrafos e grupos consonantais

3. Transformando palavras

4. Letras lógicas

4.1 Escreva, à direita, a letra que se encaixa em cada descrição

4.2 Escreva na linha pontilhada a letra indicada pela descrição

5. Pistas de letras

6. Seguindo letras

7. Tirando conclusões: mútipla escolha

8 .Tirando conclusões: decidindo emoções

9. Tirando conclusões: indentificando ocupações

10. Tirando conclusões: decidindo relações entre objetos

11. Respondendo perguntas por inferência

CONHECIMENTOS GERAIS

1.Categorias

1.1 Há cinco intens de cada grupo

1.2 Circular a categoria que engloba ambas as palavras:

1.3 Os três itens de cada grupo podem se considerados partes de uma mesma categoria

2. Associando palavras pela função

3. Colocando palavras em seQüencia

4. Completando as expressões populares

5. Expressões

6. Completar as seguintes expressões idiomáticas

7. Completar provérbios

8. Escolhendo uma das alternativas

9. Recordando informações pessoais

10. Lembrando nomes própios de estabelecimentos

11. Recordando informações pessoais

12. Completando com os números

13.Coloque nas linhas uma descrição

14.Quadrado mágico

CRIATIVIDADE

1. Palavras relacionadas

2. Extraindo palavras de palavras maiores

3. Dar verbos para as palavras

4.Escrever frases começadas pela mesma letra

5. Rimas

6. Conceitos

7. Conceitos amplos  

8. AssociaçõeS

8.1 Associe tantas idéias quanto possível a

8.2 Associação em cadeia

9 .Solução de problemas

10.Fazendo perguntas para respostas dadas

11. Desenvolvendo um pensamento criativo

12. Pense e escreva palavras que preencham estes  requisitos

13. Tirando conclusões: expressando sua criatividade

14. Categorias específicas

PARA QUEBRAR A CABEÇA

1. Exercícios de lógicas

2. Charadas: escolhendo entre respostas

3. Charadas: mútipla escolha

4. Charadas: Combinando charadas com respostas

5. Charadas

6. Pegadinhas

  • Editora:
  • Livro Pronto
  • Autor:
  • Papaterra
  • Ano:
  • 2009
  • Edição:
  • 1
  • Número de páginas:
  • 246
  • Acabamento:
  • Espiral
  • Formato:
  • 21x30