Teste de Vocabulário por Figuras USP - Tvfusp

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Este livro apresenta o Teste de Vocabulário por Figuras Usp (TVfusp), poderoso instrumento validado e normatizado que vem sendo usado há mais de uma década para avaliar o desenvolvimento do vocabulário auditivo (compreensão de palavras), tanto de modo individual no contexto clínico, quanto de modo coletivo, em sala de aula, no contexto escolar.O livro traz, na íntegra, o TVfusp em duas formas originais: a extensa (TVfusp-139o) e a abreviada (TVfusp-92o), juntamente com tabelas de dados normativos de uso prático para a faixa etária dos 7 aos 10 anos (desde a Educação Infantil até 5º ano do Ensino Fundamental). Traz também na íntegra as formas reordenadas (TVfusp-139r e TVfusp-92r) que trazem os itens ordenados por dificuldade crescente, para permitir empregar critérios de piso e teto que abreviam ainda mais a aplicação.Elaborado para substituir, com vantagens, o Peabody Picture Vocabulary Test, o TVfusp encontra-se validado por comparação com provas normatizadas de consciência fonológica por produção oral (PCFO e PHF) e por escolha de figuras (PCFF-o), compreensão auditiva de sentenças (TCAS), processamento auditivo central (Aspa e BTTPA), competência de leitura de palavras e pseudopalavras (TCLPP-o), compreensão de leitura de sentenças (TCLS-o), escrita sob ditado (Pesd-PP), memória de reconhecimento de figuras (TCMRF-112) e de imagens (TCMRI-180), habilidade de leitura orofacial (Plof-D-Abrev), vocabulário por leitura orofacial (TVplof-1A-Abrev), inteligência não verbal (TMP-Raven), e rendimento em Português (Saresp-Português).

O livro traz estudos de validação do TVfusp que mapeam as relações entre os léxicos de entrada: 1) entrada fonológica (vocabulário receptivo auditivo, para compreensão de palavras ouvidas), 2) entrada ortográfica (vocabulário receptivo de leitura alfabética, para compreensão de palavras escritas), e 3) entrada faneroliêmica (vocabulário receptivo de leitura orofacial, para compreensão de palavras articuladas sem voz); e os léxicos de saída: 1) saída fonética (vocabulário expressivo falado, para articulação de palavras faladas) e 2) saída ortográfica (vocabulário expressivo de escrita, para articulação de palavras escritas.

Assim, mostra como o TVfusp pode ser usado para compreender as importantes relações entre recepção linguística (em termos de compreensão de palavras e frases ouvidas ou lidas orofacialmente ou escritas) e expressão linguística (em termos de produção de fala e escrita), bem como a participação do processamento metalinguístico (nos níveis fonológico e sintático) e dos processamentos cognitivos não verbal e verbal,que relacionam inteligência não verbal, processamento auditivo central, e memória.

Sumário

Apresentação

Sobre a importância do léxico fonológico (vocabulário auditivo) para alfabetização

Cap. 1 - Versão original do Teste de Vocabulário por Figuras (TVfusp) para avaliação de vocabulário auditivo de modo coletivo em sala de aula ou individual na clínica

Cap. 2 - O desenvolvimento ontogenético de leitura e escrita e a importância do vocabulário auditivo (léxico fonológico)

Cap. 3  - Estudo 1: Validação desenvolvimental e normatização do TVfusp-139o com alunos de 1ª a 3ª séries do ensino fundamental público de nível socioeconômico muito baixo

Cap. 4 - Estudo 2: Validação desenvolvimental e normatização do TVfusp-139o com alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental público de nível socioeconômico baixo, e validação de critério por comparação com provas de competência de leitura e decodificação e reconhecimento visual direto (TCLPP-o), compreensão de leitura de sentenças (TCLS-o), consciência fonológica por escolha de figuras (PCFF-o), escrita sob ditado (Pesd-PP), e desempenho em português (Saresp)

Cap. 5 - Estudo 3: Validação desenvolvimental e normatização do TVfusp-139o com alunos de 1ª a 3ª séries do ensino fundamental público de nível socioeconômico muito baixo a médio, e validação de critério por comparação com provas de processamento auditivo central (Aspa e BTTPA: Fala sob ruído, fala filtrada, dicótico de dígitos), compreensão auditiva (TCAS), consciência fonológica (PCFF-o, PCFO,PHF), leitura alfabética (TCLPP-o, TCLS-o) e escrita sob ditado (Pesd-PP), inteligência não verbal (TMP-Raven)

Cap. 6 - Versão abreviada do Teste de vocabulário por figuras Usp (TVfusp 92-0): ELaboração a partir de análise de ítens no TVfusp-139o Cap. 7 - Estudo 4: Validação desenvolvimental e normatização do TVfusp-92o de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental , de escolas particulares de nível socioeconômico médio a médio-alto, e análise da indução de erro por figuras distraidoras

Cap. 8 - Estudo 5: Validação de critério do TVfusp-92o por compração com teste de memória de reconhecimento visual de figuras (TCMRF-112), e efeito do nível de vocabulário auditivo sobre memória de reconhecimento visual

Cap. 9 - Estudo 6: Validação desenvolvimental e normatização do TVfusp-92o para crianças do 1º ano da Educação infantil até o 2º ano do ensino fundamental de uma escola particular de elite de São Paulo, com nível socioeconômico muito alto; e validação de critério por compração com prova de consciência fonológica por escolha de figuras (PCFF-o), competência de leitura de palavras e pseudopalvras (TCLPP-o), compreensão de leitura de sentenças (TCLS-o), memória de reconhecimento de imagens (TCMRI-180) e de figuras (TCMRF-112), habilidade de leitura orofacial (Plof-D-Abrev), e vocabulário por leitura orofacial (TVplf-1A-Abrev)

Cap. 10 - Síntese geral sobre parâmetros de desenvolvimento normal de vocabulário auditivo (léxico fonológico), da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, relações entre vocabulários auditivo e : consciência fonológica por produção oral e escolha de figuras, compreensão auditiva de sentenças, processamento auditivo central, competência de leitura de itens por decodificação e reconhecimento visual, compreensão de leitura de sentenças, escrita sob ditado, memória de reconhecimento de figuras, leitura orofacial e vocabulário por leitura orofacial, inteligência não verbal , e rendimento em português.

Cap. 11 - A inserção do TVfusp-139o e do TVfusp-92o na constelação dos instrumentos de cada área, e a rede de referências cruzadas dos estudos de validação e normatização

Referências bibliográficas

Anexo 1 TVfusp-139o

Anexo 2 TVfusp-139r

Anexo 3 TVfusp-92o

Anexo 4 TVfusp-92r

  • Editora:
  • Memnon
  • Autor:
  • Capovilla
  • Ano:
  • 2011
  • Edição:
  • 1
  • Número de páginas:
  • 530
  • Acabamento:
  • Brochura